Escolas em Transição

A EcoHabitare concebeu um processo de formação que ajuda a construir caminhos para reconfigurar a prática escolar. “Escolas são pessoas, não são edifícios”, e assim se faz uma escola em transição, com equipes constituídas por educadores competentes, éticos e conscientes da necessidade de promover mudanças nas suas práticas.

Profissionais que, com coragem e prudência, reelaboram a sua cultura pessoal e profissional, produzem e partilham conhecimento e que, gradual e responsavelmente, reconfiguram a escola. Um espaço para conceber e desenvolver novas construções sociais de aprendizagem, nas quais todos aprendem, são felizes e contribuem para o bem comum.

Percurso Formativo

O projeto “Escolas em Transição” tem como objetivo potencializar a criação de núcleos de projetos e propiciar condições de sustentabilidade.

Um projeto educacional é um projeto de sociedade. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica dizem-nos que “a escola precisa ser reinventada: priorizar processos capazes de gerar sujeitos inventivos, participativos, cooperativos, preparados para diversificadas inserções sociais, políticas, culturais, laborais”.

A educação deve contemplar a humanidade dos educadores e educandos em sua totalidade, sendo coerente com a indivisibilidade das dimensões biológica, mental e espiritual de cada pessoa. Para atingir tais fins, se apresenta como necessário conceber novas construções sociais de aprendizagem – poderemos designá-las “comunidades de aprendizagem” – a partir de escolas dotadas de autonomia.

Metodologia

Visando atender aos problemas, necessidades, desejos e sonhos de sujeitos aprendentes, o projeto “Escolas em Transição” recorre à metodologia de Trabalho de Projeto, onde vivenciará o posso-a-passo da reconfiguração da prática escolar e a construção de protótipo de comunidade de aprendizagem, tendo como suporte a ultireferencialidade teórica de autores brasileiros.

Ecossistema do Projeto

Cuidadores

Sob a coordenação de José Pacheco, Cláudia Passos o projeto “Escolas em Transição” tem como objetivo ampliar a rede de núcleos de mudança da educação que está se formando em Brasília.

José Pacheco
José Pacheco
Cláudia Passos
Cláudia Passos
Diogo Alvim
Diogo Alvim
Cristiano Silva
Cristiano Silva

Conheça todas as edições do Escolas em Transição

FAÇA PARTE!

Escola em Transição Brasília 2017

Com o objetivo de facilitar a integração de novos núcleos de mudança na rede de Comunidades de Aprendizagem de Brasília, a EcoHabitare concebeu a formação Escolas em Transição.

O participante terá a oportunidade de, num total de 60 horas, vivenciar o passo-a-passo da reconfiguração da prática escolar.

SAIBA MAIS

Conheça nossa Rede de Projetos de Inovação da Educação

“Escolas são Pessoas”

OBSERVATÓRIO